Virtuoso é quem tem virtude

Matemático: Jean Robert Argand

Adauto Silva e Erich Cavalcanti

06/08/2008

 

 Jean Robert Argand foi um matemático suíço. Nasceu em 18 de julho de 1768 em Genebra, Suiça.  

 Em 1806 ele inventou um método de geometricamente representando números complexos e suas operações - o Argand diagrama.  

Argand nasceu em Genebra e, mais tarde mudou-se para Paris. Ele parece ter sido totalmente auto-didata como um matemático.  

Argand aprovou Descartes da prática de chamar todos os múltiplos de √ -1 'imaginário'. Ele demonstrou que partes real e imaginária de um número complexo pode ser representado como coordenadas retangular.  

 O diagrama é uma representação gráfica dos números complexos da forma a + bi, em que a e b são números reais e i é √ (-1). Um eixo representa o puro imaginário números (aqueles que pertencem à categoria bi), e os outros os verdadeiros números (aqueles que pertencem a uma categoria a): trata-se, assim, possível a uma parcela número complexo como um conjunto de coordenadas na área definida pelo dois eixos.  

 O livro de Argand essai sur une manière de représenter les quantités imaginaires dans les construções géométriques (1806) foi publicada anonimamente. É registrado na história que: 

     Em Setembro de 1813, Jacques Français publicou um trabalho no qual aparecia uma representação geométrica dos números complexos, com aplicações interessantes, baseadas nas ideias de Argand. Nesta publicação, Jacques Français dizia que as ideias eram baseadas no trabalho de um matemático desconhecido, e pedia que este se desse a conhecer, para receber o devido crédito pelas suas ideias. O artigo apareceu no jornal GergonneŽs, e Argand respondeu a Jacques Français dizendo que era ele o autor dessas ideias.  

 Então apenas em 1813 que ele – Argand – ficou conhecido como o autor do livro. Fez ainda uma pequena contribuição matemática, sendo possivelmente o primeiro a trabalhar com o teorema fundamental da álgebra no caso em que os coeficientes são números complexos. 

 Morre em 13 de agosto de 1822 em Paris, França.

 

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Robert_Argand
  2. http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Argand.html
  3. http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm25/argand.htm
  4. http://www.brasilescola.com/matematica/plano-argand-gauss.htm.

 

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.