Virtuoso é quem tem virtude

Físicos que contribuíram com a Eletrodinâmica

Erich Cavalcanti

02/06/2008

 

É complicado falar sobre cientistas que influenciaram a eletrodinâmica, afinal, este é um campo restrito e utilizado apenas para o ensino da matéria, quando tratamos do assunto ‘eletricidade’ a dividimos em eletromagnetismo, eletrônica, elétrica e outras áreas, não sendo a eletrodinâmica nenhuma ‘parte’ separada. Logo, todos os físicos que contribuíram com o estudo da eletricidade chegaram a interferir, direta ou indiretamente, no estudo da eletrodinâmica.

 

Porém alguns parecem chamar mais atenção, são eles George Simon Ohm, James Prescott Joule, Claude Pouillet e Gustav Kirchhoff – que têm seus nomes em leis da eletrodinâmica -.

 

Ohm teve seu trabalhado reconhecido apenas depois de muito tempo, porém, formulou as conhecidas 1ª e 2ª leis de Ohm. Como seu trabalho principal foi no âmbito dos resistores, a medida de resistência [Ohm] faz-lhe hoje homenagens póstumas. [Alemanha 1789-1854 Alemanha]

 

[considerando V diferença de potencial, R a resistência e I a intensidade de corrente]

 

Joule contribuiu em outros campos da física – como a mecânica – porém também teve grande repercussão quando se trata de eletricidade: ele gerou a conhecida “lei de joule”. Essa lei relaciona três elementos: fluxo de corrente, resistência elétrica e calor dissipado.

 

[considerando Q calor gerado, I intensidade de corrente, R resistência e t duração de tempo]

 

Pouillet realizou estudos no campo de circuitos, formulando a Lei Pouillet. [França 1790-1862]

 

 

Kirchhoff estudou os circuitos elétricos, criando a Lei de kirchhoff.[Prússia 1824-1887 Alemanha]

 

Outros cientistas que podem ser citados são Johann Christian Poggendorff [1796-1877] – que criou o “potenciômetro de poggendorf” –, Alessandro Volta – que inventa a pilha elétrica –, André-Marie de Ampère – que estudou as correntes paralelas e dá seu nome à medição de intensidade de circuitos. Além de outros mais.

 

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.