Virtuoso é quem tem virtude

Flexões Verbais

Erich Cavalcanti

2006 ou 2007

O verbo pode flexionar-se de várias maneiras. São estas: pessoa, número, modo, tempo e voz.

Flexão por pessoa refere-se à ‘localização’ do sujeito relacionado ao verbo. Caso seja o próprio falante é em 1ª pessoa, caso seja a quem se fala é em 2ª pessoa e caso seja sobre alguém que se esteja falando é em 3ª pessoa.

Flexão por número refere-se à ‘quantidade’ de sujeitos/seres relacionados ao verbo. Havendo apenas um será singular, havendo mais de um será plural.

Flexão por modo refere-se ao “objetivo” que se fala. Caso esteja falando de algo certo [certeza] o modo é indicativo, caso se fale de algo duvidoso ou que seja apenas um desejo o modo serásubjuntivo, caso o importante é apenas expressar ordem ou sugestão o modo será imperativo.

Flexão por tempo refere-se a quando ocorre o verbo. O que pode ser tanto no passado [pretérito], agora [presente] ou que ocorrerá [futuro].  Existe também a possibilidade do verbo não apresentar nenhum tempo, o que é chamado de ‘forma nominal’

Flexão por tipo de voz refere-se à maneira que o sujeito se relaciona com o verbo. Caso o sujeito esteja ‘atuando’ o verbo, a voz será ativa. Caso o sujeito esteja ‘sendo atuado’ pelo verbo, a voz será passiva. Caso o sujeito esteja ‘sendo atuado e atue’ ao mesmo tempo, a voz será reflexiva.

A Flexão por pessoa e número são em geral vistas juntamente e com apoio dos pronomes pessoais do caso reto, observe a tabela abaixo.

1ª Pessoa Singular Eu
2ª Pessoa Singular Tu
3ª Pessoa Singular Ele, Ela, Você*
1ª Pessoa Plural Nós
2ª Pessoa Plural Vós
3ª Pessoa Plural Eles, Elas, Vocês*

*você/vocês, apesar de se referir a quem se fala são conjugados em 3ª pessoa.

Temos então que, a partir do pronome conhecemos a flexão pessoa/número e a partir da flexão referida conhecemos o pronome.

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.