Virtuoso é quem tem virtude

Gerador de Indução

Adauto Silva e Erich Cavalcanti

2008

 

        1.     Introdução

 

 Geradores assincronicos, motores de indução, geradores de indução, motores assincronicos. Todos estes tem a mesma estruturação e são maquinas iguais, apenas tendo funções [gerador/motor] diferentes. Durante este texto explaná-los-emos, podendo vir a utilizar um termo ou outro.

 É interessante notar que o gerador assincronico é o tipo de gerador mais fácil de construir, suas duas partes podem ser inicialmente preparadas separadas e só depois serem unidas em um eixo comum aos anéis que compõem “pedaço”. Um dos “pedaços” é o estator, que se mantém estático, e o outro é o rotor, que se movimenta. Os nomes deles são um pouco indutivos “estator – estático”, “rotor – rotaciona/movimenta”.

 Devemos lembrar-nos de citar que os motores de indução são classificados em dois tipos, o gerador de indução com rotor bombinado e o gerador de indução por curto-circuito (ou gaiola de esquilo).

 2.     Composição

2.1 Estator: formado por um conjunto de chapas finas em forma de anel.

As chapas são finas e originadas de um aço magnético o qual fora termicamente preparado para evitar perda de potência. O formato de anel é projetado com ranhuras nas quais são colocados enrolamentos trifásicos. Tais enrolamentos objetivam que, quando se ligar o motor, haja a geração de um fluxo magnético em uma onda senoidal – como o nome indica, uma onda senoidal tem formato similar, se não idêntico, ao gráfico da função seno -.

2.2 Rotor: muito similar ao estator.

 Também é composto por chapas finas e do mesmo tipo de aço magnético, tendo também formato de anel. A diferença se faz nos enrolamentos, que o estator objetam a transmissão do fluxo magnético e que no rotor apenas continuará, a certo modo, o fluxo magnético.

 2.3 Entreferros: é apenas o espaço existente entre o estator e o rotor, o qual, apesar de parecer sem importância, não pode deixar de ser citado como parte da composição dos motores de indução, visto que este é o espaço no qual é feito o “contato” entre o estator e o motor.

 3.     Tipos

 3.1 O Gerador de Indução com rotor em Curto-Circuito (ou Gaiola de esquilo) ocorre quando o rotor esta em curto-circuito. É considerado o mais simples dos geradores de indução, sendo constituído por uma “gaiola” de cobre ou de alumínio em curto-circuito – e daí vem ambos os nomes a este tipo de motor de indução -. Para melhor entendimento ressaltamos que essa “gaiola” nada mais é do que barras de material condutor – como o cobre e alumínio citados - colocadas em volta das chapas do rotor.

 3.2 O Gerador de Indução com rotor bobinado ocorre quando, em volta do conjunto de chapas do rotor, é posto um enrolamento trifásico. Melhor explicando, se trata de um enrolamento trifásico ligado a um reostato trifásico através de anéis coletivos montados no rotor e escovas fixas. Este rotor é constituido por um enrolamento que produzirá polos magnéticos, para tal é necessário um circuito de excitação de corrente contínua.

 4.     O utilização e vantagem

 Os geradores assíncronicos são usados em centrais elétricas, ou seja, hidrelétricas, mini-hidrelétricas, termoelétricas e em aero geradores para produzir energia elétrica. A maior parte da utilização ocorre em parques/campos eólicos, o que não remove seu uso nas ‘geradoras’ de energia citadas acima.

Vantagem do uso do gerador assicronico vem da sua simplicidade, a qual lhe confere robustez, fiabilidade e economia. Além de ter baixo custo na manutenção e não absorver energia relativa da rede. Outra vantagem, talvez até uma das mais importantes, é o fato dos motores assincronicos rodarem com uma velocidade superior a dos sincronicos o que lhes permite um melhor desempenho.

5.     Referências

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprimento_de_onda

 br.geocities.com/jcc5000/juvresposta56geradores.htm

 http://209.85.215.104/search?q=cache:6BoVWyZD9v4J:www.scielo.br/pdf/ca/v16n3/a06v16n3.pdf+gerador+com+rotor+tipo+gaiola+de+esquilo+foi+representado+por&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_indu%C3%A7%C3%A3o

 

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.