Virtuoso é quem tem virtude

Sistema Linfático

Artigo originalmente publicado na "Revista Coração Científico", em 2004. É Claro que pode estar super desatualizado... depois revisarei.

 

A coração cientifico apresenta:

O Sistema Linfático

Por :Erich M.B.A. Cavalcanti

 

Bem gente trouxe a você uma “pessoa” que conheci a algum tempo. Vocês podem até achar estranho mas com o tempo vocês se acostumam. É o ET Klestuvivac mais chamados de Kles. Ele esta um tempo morando na terra para fazer pesquisas cientificas sobre o corpo humano. Ele disse fora da entrevista que se interessou pelo assunto já que “o corpo humano é tão frágil e tão complexo”.

 

CC (Coração Cientifico)- O sistema linfático tem haver com o circulatório?

Kles – Olha, o sistema linfático é como um complemento para o circulatório, já que ele através de seus capilares e vasos linfáticos recolhe o material do sangue que não consegue voltar até veias e artérias ou não é utilizado. Ou seja, o sistema linfático evita o “desperdício” de material.

CC – Você comentou sobre os vasos e capilares linfáticos, o que eles são?

Kles – Para que se entenda melhor vou começar do inicio, como já sabemos a função desse sistema é pegar o que ficou para traz, ele faz isso com seus capilares, que são pequenos fios que facilmente pegam o que agora vai se chamar de linfa. A linfa é transmitida até os vasos linfáticos, que são grandes extensões dos capilares e depois para os grandes dutos. O duto torácico - que ira recolher a linfa da parte inferior do corpo, da parte esquerda do tórax, do braço esquerdo e da parte esquerda da cabeça. O duto linfático que vai recolher a linfa do lado direito da cabeça da direita parte do tórax e do braço direito.

CC – O que é a linfa?

Kles – A linfa é o antes chamado pelos gregos de sangue branco. Ela circula pelo sistema linfático e leva o material sanguíneo recolhido. Ela é composta em grande parte por glóbulos brancos (que são menos usados pelas células), conhecidos no sistema circulatório como leucócitos e no linfático como linfócitos. Na linfa pode ser encontrado também gorduras e proteínas, recolhidas perto do fígado e intestino delgado no processo de digestão.

CC – O que são os linfócitos?

Kles – São os glóbulos brancos do sistema linfáticos, existem dois tipos. O linfócito tipo T que fica maturo no Timo e o tipo B que fica maturo na medula óssea.

CC – Quais são os órgãos desse sistema?

Kles – São o baço, os linfonodos, o timo e as tonsilas.

CC – O que é o baço?

Kles – È o lugar onde se faz a limpeza da linfa, nele é destruída toda a parte envelhecida e desgastada, também lá se pode destruir os microorganismo invasores, isto tudo com a ajuda de macrófagos que iram destruir tudo através da fagocitose, processo onde se engloba, joga ácidos e destrói o alvo. Por tanto pode acrescentar mais uma função para esse sistema, defesa.

CC – O que são os linfonodos?

Kles – Estes se espalham por todos os vasos linfáticos e tem forma ovais. Nele acontece a filtração da linfa, ou seja, eles retiram tudo que não vai prestar mais e ainda injetam linfócitos, também são conhecidos como gânglios linfáticos, quando isso acontece pode-se encontrar algum organismo invasor, que será neutralizado através dos linfócitos que iram produzir anti-corpos, ou pelos macrófagos que vão ingerir grande quantidade de microorganismos, tudo depois destruído nos gânglios linfáticos (linfonodos). Uma coisa que deve ser observada, este é o órgão linfático que mais existe já que esta em toda parte, ajudando na defesa. Observa-se que certos humanos que vivem em regiões poluídas terão seus linfonodos da região próxima ao pulmão escurecidos por causa da sujeira, é como um filtro comum que se não for limpado pode um dia se entupir de tanta sujeira.

CC – O que é o timo?

Kles – O timo é bem importante para a defesa do organismo, meu caro. Ele ira distribuir pelo corpo os linfócitos, que iram chegar a todas as áreas através do sangue e linfa. Além disso, é nele que os linfócitos de tipo T iram ficar totalmente maduros. Ele pode ser considerado o empregador dos seguranças.

CC – O que são as tonsilas?

Kles – Estou ainda vendo em maiores fontes suas funções, até agora parece que as tonsilas criam alguns linfócitos e estão presente na defesa humana.

CC – Existe algum outro órgão, como o coração que bombeie a linfa pelos vasos linfáticos?

Kles – Não, a linfa desse sistema recebe o impulso de veias próximas, isso no corpo humano e em outros animais. Mas existem exceções, em peixes, anfíbios e répteis existem “corações linfáticos”, formados a partir de dilatações de vasos linfáticos que ganham o poder de se contrair.

CC – Por aqui finalizamos nossa entrevista.

Kles – Fiquem ligados, podem aparecer mais coisas sobre este sistema ainda não registradas por vocês, humanos.

 

Fonte de pesquisa e de figuras:

  • Diversos colaboradores. Nova Enciclopédia Barsa. Encyclopaedia Britannica Brasil Publicações. São Paulo, 1999

  • Arariba, Projeto. Ciências – ensino fundamental 7ª, 1ª edição. ED. Moderna: São Paulo.

  • Enciclopédia EBPE volume 7, G-M.

  • http//:www.afh.bio.br/básicos/linfa1.htm

 

 

 

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.

Criar um site grátis Webnode